Salão de Arte de Mato Grosso do Sul 2010

FCMS inaugura Salão de Arte de Mato Grosso do Sul – 2010


20/09/2010 | Gisele Colombo

divulgação
recurso
Campo Grande (MS) – A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura amanhã (21), o Salão de Arte de Mato Grosso do Sul – 2010. Para a iniciativa, sete artistas foram premiados e irão expor obras de arte contemporânea até 22 outubro no Museu de Arte Contemporânea (Marco).
O Salão de Arte de Mato Grosso do Sul é uma realização do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da FCMS que tem o objetivo de promover um diálogo ampliado com produção atual e propiciar uma reflexão sobre a produção cultural brasileira. Desta forma pretende contribuir na promoção, difusão e expansão da diversidade da linguagem artística e cultural, além de possibilitar a compreensão das múltiplas linguagens e expressões e não se limitar somente nas de caráter local.
“Este salão representa uma oportunidade para aqueles que estão em franca produção além de permitir aos apreciadores das artes plásticas, o contato com novas linguagens, tendências e criações”, afirmou a presidente da FCMS, Neusa Arashiro.
As obras de arte que foram selecionadas estão entre as categorias pinturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações, lidando com poéticas contemporâneas que tratam de questões e relações da arte com a política, o feminino e as identidades.
A Comissão de Premiação da FCMS escolheu 7 artistas de 20 selecionados, os quais receberam o prêmio no valor de R$ 6.000 cada um. Os demais artistas selecionados (13) para participarem do Salão de Arte de Mato Grosso do Sul receberam um prêmio no valor de R$ 1.000,00 cada um.
Integraram a Comissão de premiação Salão de Artes de Mato Grosso do Sul, a mestre, crítica e professora de Arte, Luiza Maria Interlenghi, que dirigiu o Centro de Arte Dragão do Mar em Fortaleza e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro; o artista plástico Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira, doutor em História da Arte pela escola do Rio de Janeiro, mestre em Artes Visuais pela Universidade de Nova Iorque e professor da Universidade Federal Fluminense; além do artista plástico Nivaldo Rodrigues Carneiro, mestre em Ciência da Arte - Área de Linguagens Visuais na EBA/UFRJ e professor coordenador do curso de Escultura da Escola de Belas Artes da UFRJ.
A Comissão enfatizou a importância do diálogo aberto com artistas participantes de outros estados, e a significação e continuidade do Salão de Artes de Mato Grosso do Sul em sua Edição 2010, evento importante para as artes do Estado e sua inserção no universo ampliado das artes brasileiras. Foram usados os seguintes critérios para avaliação da parte estética e artística: qualidade técnica contida na proposta, identidade própria e coesão de idéias, imaginação criativa e conjunto da obra.
Os 7 artistas premiados no Salão de Artes de Mato Grosso do Sul, foram: Cícero Rodrigues Araújo Neto – MS; Cláudio Siqueira Caropreso – SP; Danielle Carcalho Cavalcanti – RJ; Gabriela Silva Dias – MS; José Avito de Lima – MS; Karine Gomes Perez – RS; Nara Amélia Melo da Silva – RS.
Outras informações poderão ser obtidas na Gerência de Desenvolvimento e Difusão de Programas Culturais da FCMS, no telefone (67) 3316-9170, das 7h30 às 13h30 ou no Museu de Arte Contemporânea,  pelo telefone (67) 3326-7449, das 12h às 18h. O Marco fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000, no Parque das Nações Indígenas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Danielle Carcav Cavalcanti

Postar um comentário