.
.
.
os anjos de swedenborg
.
Durante os últimos vinte e cinco anos de sua estudiosa vida, o eminente homem de ciência e filósofo Emanuel Swedenborg (1688 - 1772) fixou sua residência em Londres. Como os ingleses são taciturnos, adquiriu o hábito cotidiano de conversar com demônios e anjos. O Senhor lhe permitiu que visitasse as regiões ultraterrenas e trocasse idéias com seus habitantes. Cristo havia dito que as almas, para entrar no céu, devem ser justas; Swedenborg acrescentou que devem ser inteligentes; Blake estipularia depois que fossem artísticas. Os anjos de Swedenborg são as almas que escolheram o céu. Podem prescindir de palavras; basta que um anjo pense em outro para tê-lo junto de si. Duas pessoas que se amaram na Terra formam um só anjo. Seu mundo é governado pelo amor; cada anjo é um céu. Sua forma é a de um ser humano perfeito; a do céu também é. Os anjos podem olhar para o norte, o sul, o leste e o oeste; sempre verão a Deus frente a frente. São antes de mais nada teólogos; seu maior deleite é a prece e a discussão de problemas espirituais. As coisas da terra são símbolos das coisas do céu. O Sol corresponde à divindade. No céu não existe o tempo; as aparências das coisas mudam segundo os estados de ânimo. Os trajes dos anjos resplandecem de acordo com sua inteligência. No céu os ricos continuam sendo mais ricos que os pobres, já que estão acostumados à riqueza. No céu, os objetos, os móveis e as cidades são mais concretos e complexos que os de nossa Terra; as cores, mais variadas e vívidas. Os anjos de origem inglesa têm propensão à política; os judeus, ao comércio de jóias; os alemães andam com livros que consultam antes de responder. Como os muçulmanos estão acostumados à veneração de Maomé, Deus lhes propiciou um anjo que finge ser o Profeta. Os pobres de espírito e ascetas estão excluídos dos gozos do paraíso porque não os compreenderiam.



Jorge Luis Borges. O livro dos seres imaginários.
.
.
.


entre as coisas que mais me comovem nessa vida:
.
.
..
.
"não esqueçamos o goofus bird, pássaro que constrói o ninho ao contrário e voa para trás, porque não quer saber para onde vai, e sim onde esteve"*
.
.
.
"o pinache grouse tinha só uma asa, que lhe permitia voar apenas numa direção, dando infinitamente a volta num morro cônico. a cor da plumagem variava conforme a estação e conforme a condição do observador"*
.
.
.
.
* a fauna dos estados unidos. o livro dos seres imaginários. jorge luis borges.
.
.
.

paisagem
.
.
.

e evaporar
no sol
às vezes pode pesar uma tonelada *




*gold days - sparklehorse

gráfica gaúcha III: novíssimos e independentes


Apresentar os trabalhos de jovens artistas do Rio Grande do Sul que utilizam técnicas de gravura, tais como litografia, xilogravura, gravura em metal e serigrafia, bem como daqueles que, atuando desde os anos 60, estão desvinculados de grupos ou instituições é a proposta da exposição Gráfica Gaúcha III: independentes e novíssimos, que pode ser conferida no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) até 16 de dezembro. Patrocinado pelo Grupo CEEE e realizado em três etapas desde 2007, o projeto Gráfica Gaúcha, patrocinado pelo Grupo CEEE, consiste no mapeamento da produção gráfica do Estado. A terceira e última etapa tem como objetivo dar continuidade aos eventos anteriores, respectivamente intitulados A Gravura Artística no Rio Grande do Sul (1910-1980) e Produção Contemporânea: instituições e grupos. O horário de visitação da mostra é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h.

Fonte: http://www.cccev.com.br/site/template_011.asp?campo=371&secao_id=7

*consolador - gravura participante da mostra gráfica gaúcha III
água-forte, água-tinta e aquarela sobre papel fabriano rosaspina, 25 x 20 cm, 2007
preço sob consulta


a lição do passarinho invejoso
água-forte e aquarela sobre papel fabriano rosaspina, 25 x 20 cm, 2007
preço sob consulta


desculpe, foi engano
água-forte, água-tinta e aquarela sobre papel fabriano rosaspina, 23 x 22 cm, 2008
preço sob consulta
.
.
.

amém

José Saramago - manual de pintura e caligrafia

Devo proceder (e assim sempre tenho feito) como se o retrato a óleo fosse a confirmação de uma vida, a sua coroação, o seu triunfo, e por isso mesmo aceitasse a fatalidade de uma rareza resultante do próprio facto comprovado de que o triunfo a raros escolhe. Perguntar seria pôr em dúvida o direito de esses raros a um retrato tão particular , quando tal direito lhes é conferido, em pura lógica, pelo abundante dinheiro com que o pagam e pelos lugares preciosos que escolhem para pendurar o resultado de um trabalho só por eles apreciado consoante a si próprios apreciem. Algumas vezes refleti sobre o cuidado com que se instalam projectores para valorizar os retratos, como pequenos sóis exclusivamente criados para iluminar um só planeta, de um certo ângulo: há uma luz difusa contemplando toda a superfície, mansa luz crepuscular que nada apaga mas nada faz sobressair, e há a luz preferente que nimba os rostos, os faz resplandecer inteiros, à procura de um espírito inexistente ou coberto de camadas intransponíveis pela pintura. Diante de quadros iluminados assim, é de rigor parar, vazios nós de idéias, tanto como de significação a pintura, e tudo participando na mesma cumplicidade, na mesma convivência, na hipocrisia igual. Em ocasiões dessas, envergonho-me verdadeiramente da profissão: viver da mentira, usá-la como verdade e justificá-la com o indiscutível nome de arte, pode-se tornar, em certos momentos, insuportável. P. 48
.
.
.

eu também um dia quero ser bonito como um deus
água-forte e aquarela s/ papel fabriano rosaspina, 36 x 33 cm, 2008
preço sob consulta

tônico para o corpo todo


água-forte e bordado s/ página de livro, 2008
.
.
.
jó adão e joetel
água-forte e aquarela s/ papel fabriano rosaspina
24 x 18 cm (cada gravura), 2008
preço sob consulta
.
.
.
exposição na galeria iberê camargo em porto alegre, 2009

participação no 2º salão de arte 10 x 10 sesc/fundarte



a jóia falsa do meu câmbio
água-forte, aquarela e bordado
10 cm x 10 cm x 8 cm, 2009
preço sob consulta






coração de ouro
água-forte, aquarela, bordado
10 cm x 10 cm x 8 cm, 2009

preço sob consulta





pela terceira vez tentar dizer o que duas vezes já não pode
água-forte, aquarela, bordado
10 cm x 10 cm x 8 cm, 2009

preço sob consulta







.
.
.
.



A exposição "um céu feito de abismo" é composta por 25 gravuras dispostas em 5 séries com configuração horizontal e sequências pré-determinadas, e ainda gravuras independentes das séries. As gravuras são em parte resultantes da minha pesquisa de Mestrado intitulada "Sobre um céu feito de abismo: Narrativas em Poéticas Visuais", e também a continuação desta pesquisa. Através da construção de imagens que sugerem uma narrativa e da associação de elementos visuais e textuais, procuro instigar a interdisciplinaridade da leitura da narrativa e dos meios de produção de sentido que se estabelece entre as artes visuais e a literatura. O conjunto de gravuras se divide em séries com especificidades temáticas e formais, e o meio principal é a gravura em metal - técnica da água-forte e eventualmente água-tinta e ponta-seca; e a inserção da cor através de impressão ou aquarela.



O processo de criação das narrativas privilegia a imagem e também evidencia a textualidade, tanto pelas remissões plásticas aos elementos formais tradicionais da literatura – a palavra, o livro, a página de livro, a costura das páginas do livro, quanto pelas remissões simbólicas aos aspectos da ilustração e das narrativas resultantes do diálogo entre a imagem e o enunciado, título ou legenda.


O foco é a própria investigação das possibilidades narrativas a partir do tema onde coexistem e se relacionam personagens humanos, animais e híbridos, e das correspondências de qualidades morais e físicas de uns nos outros, em suas relações e ações. A configuração fantástica da atmosfera e a iconografia são propícias aos universos fabulosos e remetem aos sistemas zoomórficos de investigações da natureza moral dos seres por meio da aparência e semelhança com os animais. A narrativa surge do esforço de associação de todos os elementos visuais e textuais, das imagens relativas que se aproximam e recuam através da memória iconográfica, e da contextualização destes elementos numa situação, tempo e combinação específicos.

nara amelia, outubro de 2009.



2º salão fundarte/sesc de arte 10 x 10

.
.
.
No dia 08 de outubro, às 19 horas, na Galeria de Arte Loide Schwambach, Rua Capitão Porfírio, 2141-Montenegro-RS, ocorrerá a cerimônia de abertura e premiação do 2º Salão FUNDARTE/SESC de Arte 10 x 10. O Salão selecionou 26 artistas e 50 obras. Foram 211 inscrições de 13 estados brasileiros: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo.
A Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, em parceria com o Serviço Social do Comércio - SESC/RS, instituiu o 2º SALÃO FUNDARTE/SESC DE ARTE 10X10, com a intenção de promover e fomentar a produção artística contemporânea propondo como diferencial deste evento, formatos que não excedam 10cm de largura, 10cm de altura e 10cm de profundidade. O Salão destinou-se a reunir trabalhos nacionais e de pequeno porte, nas modalidades desenho, escultura, pintura, fotografia, gravura e objeto e ocorrerá na Galeria de Arte Loíde Schwambach da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE. A FUNDARTE atua há 36 anos no ensino e produção das artes e localiza-se na cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil. O SALÃO ocorrerá no período de 08 de outubro a 09 de novembro de 2009, com itinerâncias previstas em outras cidades do Estado.

Premiados do Salão:
1º lugar: Mariana Silva da Silva - Porto Alegre/RS - Sem Titulo I e II da Série Tableaux2º Prêmio: Marcos Mello da Silva - Montenegro/RS - Interferência I
Menções Honrosas:Adriane Hernandez - Pelotas/RS - Impregnações Azuis:para salientar coisas mínimas e Impregnações: para salientar coisas estranhasMariana Longo Baliego - São Paulo/SP - Sala de espera 2107091, Sala de espera 2107092 e Sala de espera 240709Felix Bressan - Porto Alegre/RS - Colheres I, II e III


Selecionados:
Adriane Hernandez - Pelotas (RS), Bruno da Silva Teixeira - Porto Alegre (RS), Célia Maria Macedo e Silva - São Paulo (SP), Elke Pereira Coelho Santana -São Paulo (SP), Enilda Branco Rocha - Porto Alegre (RS), Fabio Barbosa de Oliveira e Felipe Ramon Alves Olalquiaga - Brasilia (DF), Fabrizio de Souza Rodrigues - Montenegro (RS), Felix Bressan - Porto Alegre (RS), Fernanda Manéa - Porto Alegre (RS), João Gilberto da Silva Maciel - Belo Horizonte (MG), José Ernani Melo Chaves - São Leopoldo (RS), Juliana Bilhalva Scheid -Porto Alegre (RS), Juza Graça Machado - São Paulo (SP), Leonardo Verardo Fanzelau - Porto Alegre (RS), Letícia Weiduschadt - Florianópolis (SC), Marcos Mello da Silva - Montenegro (RS), Mariana Longo Baliego - São Paulo (SP), Mariana Silva da Silva - Porto Alegre (RS), Michal Kirschbaum - Florianópolis (SC), Mônica Soares Tinoco Sanovicz - São Paulo (SP), Nara Amélia Melo da Silva - Ijuí (RS), Pâmela Pimentel dos Reis - Serra (ES), Paula Cristina Somenzari Almozara-Campinas (SP), Paulo de Lara Silva - Itu (SP), Raquel Coury Piantino - Brasília (DF).


Comissão de Seleção e Premiação: Profa. Dra. Andréa Hofstaetter (UFRGS), Profa. Drnda. Eduarda Gonçalves (UFPEL), Prof. Dr. Luis Edegar Costa (UFRGS), Prof. Dr. Marco Antonio Gomes de Araújo (FUNDARTE/UERGS), Profa. Dra. Sandra Rey (UFRGS).

fonte: http://www.fundarte.rs.gov.br

60º salão de abril - qual o lugar da arte?

.
.
.
Artistas selecionados: Adélia L.S. Klinke, Alexandre P. Frangioni, Amalia Giacomini, Luiza Kalaydjian Sanazar, Antonio Fábio C. Magalhães, Bruno Vieira de Britto, Celina C. Des. Portella, David Santos da Paz, Elton Lúcio dos Santos, Estevão Machado Gontijo, Eusebio Gomes de Melo, Fabiano de A. Araruna Silva, Fabíola de A. Salles Mariano, Fabricio da Silva T. Carvalho, Gilberto Gomes de Carvalho, João Teixeira Castilho, Julio Cesar Fernandes Lira, Julio Cesar Leite Imperiano, Karina Liliane Zen, Leticia Rita Souza Reis, Lilia Moema Rezende Santana, Mariana Mifano Galender, Maura castanheira Grimaldi, Maxwel Pereira Batista, Nara Amélia Melo da Silva, Pedro David De O.C. Branco, Raoni M. R. de Albuquerque, Ricardo Gomes da Silva, Robézio de Oliveira Marques e Simone Barreto de Andrade.
fonte: http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br



.
.
.




assim que encontrei
água-forte, água-tinta e aquarela s/ papel fabriano rosaspina

16 x 14 cm, 2008

preço sob consulta

.
.
.

não, é muito brilhante
água-forte, água-tinta e aquarela s/ papel fabriano rosaspina
16 x 14 cm, 2008

preço sob consulta
.
.
.

gentileza
água-forte, ponta-seca e aquarela s/ papel fabriano rosaspina
16 x 14 cm, 2008

preço sob consulta
.
.
.
me pergunte por quê
água-forte, água-tinta e aquarela s/ papel fabriano rosaspina
16 x 14 cm, 2008

preço sob consulta
.
.
.
ficando aqui vou ter alívio
água-forte, ponta-seca e aquarela s/ papel fabriano rosaspina
16 x 14 cm, 2008

preço sob consulta
.
.
.
esqueci na calçada
água-forte, água-tinta e aquarela s/ papel fabriano rosaspina

16 x 14 cm, 2008
preço sob consulta