.
.
.
.



A exposição "um céu feito de abismo" é composta por 25 gravuras dispostas em 5 séries com configuração horizontal e sequências pré-determinadas, e ainda gravuras independentes das séries. As gravuras são em parte resultantes da minha pesquisa de Mestrado intitulada "Sobre um céu feito de abismo: Narrativas em Poéticas Visuais", e também a continuação desta pesquisa. Através da construção de imagens que sugerem uma narrativa e da associação de elementos visuais e textuais, procuro instigar a interdisciplinaridade da leitura da narrativa e dos meios de produção de sentido que se estabelece entre as artes visuais e a literatura. O conjunto de gravuras se divide em séries com especificidades temáticas e formais, e o meio principal é a gravura em metal - técnica da água-forte e eventualmente água-tinta e ponta-seca; e a inserção da cor através de impressão ou aquarela.



O processo de criação das narrativas privilegia a imagem e também evidencia a textualidade, tanto pelas remissões plásticas aos elementos formais tradicionais da literatura – a palavra, o livro, a página de livro, a costura das páginas do livro, quanto pelas remissões simbólicas aos aspectos da ilustração e das narrativas resultantes do diálogo entre a imagem e o enunciado, título ou legenda.


O foco é a própria investigação das possibilidades narrativas a partir do tema onde coexistem e se relacionam personagens humanos, animais e híbridos, e das correspondências de qualidades morais e físicas de uns nos outros, em suas relações e ações. A configuração fantástica da atmosfera e a iconografia são propícias aos universos fabulosos e remetem aos sistemas zoomórficos de investigações da natureza moral dos seres por meio da aparência e semelhança com os animais. A narrativa surge do esforço de associação de todos os elementos visuais e textuais, das imagens relativas que se aproximam e recuam através da memória iconográfica, e da contextualização destes elementos numa situação, tempo e combinação específicos.

nara amelia, outubro de 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário